Quem Somos

O poeta André Scucato e a atriz e diretora Cristina Pinheiro uniram suas forças para criar o Cinema de Poesia em janeiro de 2004, um núcleo com objetivo de pesquisa e criação de arte utilizando a linguagem cinematográfica. Com trabalhos que integram a Pintura, Dança, Teatro, Literatura, Música e Cinema, foram realizados nesse período 57 curtas-metragens, com exibição em 25 países, 321 seleções em festivais de cinema e arte.

Referência internacional de arte cinematográfica independente,  o Cinema de Poesia esteve presente no I Encontro Internacional de Cinema de Poesia, em Ismalia, Egito em julho de 2006. Em junho de 2007, a convite do Ministério de Cultura Egípcio, representou o Cinema de Arte Brasileiro durante o I Festival Internacional do Nilo. Com 7 mostras internacionais (Grécia, Inglaterra, Canadá, Portugal (2), Colômbia e América Latina), e participando de importantes festivais como Festival Internacional de Roma, Festival de Cinema e Vídeo Independente de Nova Iorque, Festival de Catargena, Festival de Cinema de Viña Del Mar entre outros, ultrapassando o número de 1000 exibições mundiais.

Com 15 prêmios, o Cinema de Poesia venceu o Festival de Porto Bello na Inglaterra com o documentário Je suis Jean Cocteau como melhor filme de arte do Festival em 2007, competindo com mais de 900 trabalhos. O curta-metragem A Lua em novembro de 2007 venceu o Sadho Poetry Film Festival na Índia, e o vídeo A Força foi o grande vencedor de melhor vídeo de arte do 8 panorama internacional de cinema independente da Grécia. O curta O Mago foi convidado pelo diretor da ONU Sérgio Iluminatto para representar o Brasil no 2 Mediterrâneo Award, realizado na Turquia em 2006.

Com seus estudos publicados no Egito, o Cinema de Poesia se solidificou nos últimos 4 anos como uma referência de produção independente de arte devido a união de pintores, poetas, atores e músicos de forma independente.

Contatos:

Cristina Pinheiro (021) 92120875
cris@cinemadepoesia.art.br

André Scucato (021) 92120115
andre@cinemadepoesia.art.br

EXIBIÇÕES NO BRASIL E NO MUNDO

A Companhia teve trabalhos exibidos em 25 países Brasil (196) Inglaterra (18) Portugal (17) Colômbia (16) Itália (12) Polônia  (12) Grécia  (9) Canadá (9) Peru   Eslovênia (7)  Espanha (5)  Chile (5)  Emirados Árabes Unidos (4) Estados Unidos (4)  Hungria (3)  Egito (3)  Alemanha (3) Argentina (3) México (2)  Romênia (2)  Índia (2) Bósnia Herzegovina (1) Rússia (1) França (1). Irã (1) e realizou 8 mostras internacionais. (Colômbia, Portugal (2), Canadá, Inglaterra, Grécia, América Latina (Argentina, Chile e Venezuela).
Em território nacional recebemos convite do projeto Itaú Cultural para realizar  duas mostras (Belo-Horizonte e Porto Alegre). A convite da associação curta-  minas, foi realizado uma mostra em Belo Horizonte e a convite do FLO,  Festival do livre Olhar, outra mostra foi realizada em Porto Alegre.  A mais significativa foi a mostra realizada no CCBB, no Rio de Janeiro, durante a Mostra do Filme Livre em 2005, onde 30 curtas e um média-metragem foram exibidos em diversas sessões para o público carioca.

Premium Wordpress Themes